quinta-feira, 2 de novembro de 2023

VII SEMINÁRIO SOBRE PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PARA O 3º MILÊNIO

 

COMO SURGIU A IDÉIA PARA ESTE SEMINÁRIO

 Em 1999 IDENILTON J. N. DOS SANTOS, jovem voluntário CEPIANO, redigiu um pequeno texto sobre suas próprias PERSPECTIVAS acerca da EDUCAÇÃO PARA O 3º MILÊNIO, daí o nome do seminário, e o mandou para os três jornais da Cidade: “A Tarde”, “A Tribuna da Bahia” e “O correio da Bahia”, telefonou para as respectivas redações e disse que havia mandado o texto para os três jornais, pediu que avaliassem e se julgassem válido o publicassem. O textículo acabou publicado nos três jornais. A partir dali este tema, que já o entusiasmava, passou a fazer parte de suas atividades. E, periodicamente, realizou seminários sobreo tema. Este ano, após o flagelo da pandemia, voltou a fazê-lo, contando com o apoio de professores, amigos. Estes igualmente comprometidos com a causa. Contou também o apoio da diretoria do Museu Geológico da Bahia - MGB, cujo auditório fora o endereço da sétima edição, do seminário, tendo sido incluído oficialmente na grade das atividades pela semana Nacional do Museu, dada a importância do tema central, e as palestras correlatas. A sétima edição contou com o importante apoio da FEDERAÇÃO INVESTIGATIVA DE DIREITOS HUMANOS – FIDH, da FRATERNIDADE 1.96 (Uma fraternidade mantida por ex militares, familiares e amigos), e a FRATERNIDADE DOS CAVALEIROS DA LUZ E DOCONHECIEMNTO.

 Na ocasião o organizador do evento também homenageou o professor Germano Machado (Fundador do Círculo de Estudos, Pensamento e Ação – CEPA / Aos 13 de junho de 1951). Germano é Filosofo e Jornalista, ainda grafamos “é”, posto que segue vivo nos corações dos entusiastas CEPISTAS e CEPIANOS. Germano, grande entusiasta da mobilização da Juventude através da cultura e das artes, dedicou sua vida ao cepa de tal forma que chegou a assinar como “Germano CEPA Machado”, e no CEPA, misturando jovens talentos e especialistas das mais diversas áreas, os debates eram acalorados e produtivos. Fora anunciado ao público que a partir daquela data as edições daquele seminário teriam doze homenageados com a “COMENDA GERMANO CEPA MACHADO”, e naquela noite pessoas com relevantes serviços prestados à sociedade foram agraciados com esta comenda.

OS HOMENAGEADOS DA SÉTIMA EDIÇÃO

 Germano CEPA Machado; cuja comenda recebeu seu nome; Todos os Cepistas/Cepianos, simbolicamente, na pessoa do Prof. Afonso Miranda; o Deputado Constituinte e Empreendedor Sociocultural Alcindo da Anunciação; o Vereador e Jornalista Leandro Guerrilha; o Cantor e Arte-educador Osvaldo Bailado; o Arte-educador e Empreendedor Sociocultural Paulo César Sacramento; o Esporte-educador André Santana; o Professor Bruno Sepúlveda; o Jornalista, Arte-educador e Empreendedor Sociocultural Robson Oliveira; o Ambientalista Claudio Batista; o Esporte-educador Edmar Silva dos Santos, o Museu Geológico da Bahia; o Engenheiro e Arquiteto Washington Arlindo Silva Freitas; o comunicador Caetano Barata; e o Pedagogo Raimundo Antônio Silva dos Santos.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AMOR DE PERDIÇÃO: O Pacto de Sangue.

Apresentamos Idenilton Santos , um talentoso escritor que traz uma abordagem inovadora ao gênero dos romances sensuais. Em sua obra, ele des...