quarta-feira, 1 de novembro de 2023

LINKS PARA ACOMPANHAR O PROFESSOR SANTOS

 DEPRESSÃO[1]

 

Além das alterações de humor ou irritabilidade, ansiedade e angústia a depressão possui diversos sinais e sintomas, que podem ser isolados ou somatizados. Os principais sintomas da depressão são:

  • irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  • diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer ;
  • desinteresse, falta de motivação e apatia;
  • sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero e desamparo;
  • pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima;
  • sensação, inutilidade, ruína e fracasso;
  • interpretação distorcida e negativa da realidade;
  • dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • diminuição do desempenho sexual;
  • perda ou aumento do apetite e do peso;
  • insônia ou despertar matinal precoce;
  • dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos; 

Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão. 

  • Histórico familiar
  • Transtornos psiquiátricos correlatos
  • Estresse crônico
  • Ansiedade crônica
  • Disfunções hormonais
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo e dieta desregrada
  • Vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas)
  • Uso excessivo de internet e redes sociais
  • Traumas físicos ou psicológicos
  • Pancadas na cabeça
  • Problemas cardíacos
  • Separação conjugal
  • Enxaqueca crônica

Como diferenciar tristeza e depressão?

  • Tristeza tem motivo. A pessoa sabe que está triste. 
  • A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste.
  • A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. 
  • A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas. 
  • Quem está triste costuma ter pensamentos repetitivos sobre a razão da tristeza.
  • Quando deprimida, a pessoa sente, pelo menos, duas semanas de uma tristeza profunda e contínua.

Como é feito o diagnóstico da depressão?

O diagnóstico da depressão é clínico e somente pode ser dado por um médico especialista, no caso o psiquiatra, que é responsável por tratar pessoas com transtornos mentais.  

Como saber se a pessoa sofre de depressão?

Durante uma consulta com um médico especialista serão feitos alguns testes e questionários, que podem apontar para o distúrbio. 

Nesse momento, o psiquiatra fará, também, outras observações, como histórico do paciente e familiares, e poderá pedir alguns exames laboratoriais específicos para se chegar ao diagnóstico.

A depressão também pode estar associada a outros transtornos psiquiátricos e tem níveis de intensidade. Pode ser leve, moderada ou grave.

Cada caso é avaliado individualmente e cada paciente recebe um diagnóstico e é encaminhado para tratamento específico.



[1] FONTE: saude.gov.br

 O VOTO E ADEMOCRACIA

 


O voto é, sem dúvida, a consolidação, tal que materialização, do sufrágio, possibilitando a escolha daqueles que ocuparão os cargos representativos no legislativo ou no executivo, e, no aspecto conceitual, como fundamentação, figura como a concretização daquilo que deve ser a DEMOCRACIA.


Neste sentido, é, portanto, fundamental que o cidadão compreenda o papel desempenhado por estes representantes, bem como, que tenham habilidade e condições para avaliar o comportamento e ações de seus representantes no exercício dos seus mandatos, inseridos no âmbito político e social do Estado, em suas diversas esferas.


É imprescindível compreender, senhores, senhoras, meninos e meninas, que ao pretender alcançar uma verdadeira democracia (conforme concebida, implantada e implementada, no contexto da organização, social mundial), de forma gradativa e efetiva, necessariamente se deve atingir um maior nível de consciência, devendo esta ser de caráter coletivo (a consciência social imbricando-se com a ética social e coletiva), pois, a responsabilidade é de todos.

Considerando-se o quanto exposto até aqui já nos permite concluir que eximir-se do processo eletivo implica em contribuir/colaborar/corroborar para o fomento das ações que vem degenerando e degradando a sociedade e, em escala maior, o Estado.


O enfraquecimento político, por todos os fatos e motivos, que são muitos, claros (até mesmo ao CIDADÃO COMUM, menos provido de informação e orientação), provoca o desinteresse dos cidadãos quando se dá conta do cenário vergonhoso e degradante (um mar de fraudes e corrupção), no qual está inserido.

Aqueles que deveriam atuar como representantes do povo, defendendo seus interesses, acabam por se revelarem como EMPREENDEDORES, na condução dos trabalhos como parlamentares, e mestres do SHOW BUSINESS, na hora de mascarar e escapar da responsabilidade pelas PRÁTICAS ABUSIVAS.

 É fato sabido que a democracia teve suas origens na Grécia antiga, configurando-se a partir da concepção estrutural/governativa destinada a gerir as relações e condutas dentro das cidades/polis. Sabemos ainda das diferenças geradas:

Na Grécia adotava-se a Democracia Direta, pela qual a vontade popular se expressava sem a necessidade de um representante, ou intermediários. No mundo moderno, devido a diversos fenômenos, evidenciados com simples estudos da história, visando simplificar, dinamizar e facilitar o processo, passou-se a adotar o princípio da representatividade. Assim sendo, devemos, todos, como cidadãos, tomar parte, direta ou indiretamente, e sermos comprometidos com o bem estar e desenvolvimento do estado, buscando cumprir o papel inerente a tal posição.

Cabe, portanto, lembrar que ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Direitos aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranquila.

Premente a necessidade de ressaltar que o Direito de gozar de cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. A sociedade brasileira, especificamente, clama por transformações, e a esperança tornou-se palavra-chave desses novos tempos.

A superação dos graves problemas que afligem o povo brasileiro, como a corrupção institucionalizada, o desencanto do povo face aos muitos erros e desmandos dos gestores, a crise económica e a crise de valores, é o principal desafio dos governos, no presente e no futuro.

Vencer a descrença, a desconfiança,  e o desinteresse, e ainda resolver questões como a desigualdade, a falta de emprego, etc., faz parte de uma estratégia e de um novo modelo de gestão, para alcançar um grau de  desenvolvimento para o país, que pode dispor, com inteligência, gestão comprometida e ética, para tanto, da imensa riqueza natural de nosso país, a exemplo de outros,  onde se tem investido em informação e tecnologia, combinando-se com planejamento estratégico no campo da economia e das relações internacionais, para a viabilização de uma indústria forte e  competitiva, com mão de obra qualificada, que poderá gerar emprego em larga escala e se o povo tem renda tem renda razoável, tem saúde, educação, lazer, segurança e habitação. Assim o estado poder se incumbir da construção de um novo momento histórico, sendo que as medidas que levariam a está nova realidade devem ser compromisso de todo gestor, devendo ainda estar pautadas em todas as ações de governo, bem como de cada cidadão. Neste contexto é que afirmamos o direito da cidadania, mas uma cidadania consciente e efetiva.

Em resumo: Ser cidadão é ter direitos civis, mas também é ter deveres. Acima de tudo é tomar parte, ativamente, no destino da sociedade, votar, ser votado, exercendo seus direitos políticos e sociais, com consciência e ética.

Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia, sem os direitos sociais, e, os direitos sociais implicam, como dito anteriormente, em deveres. Portanto: Apenas votar, ou deixar de votar simplesmente (o que é pior), não basta. Revela-se premente a necessidade de uma participação efetiva, e concreta, e muito comprometimento. Diante de tudo quanto exposto até aqui, movido por espírito democrático/republicano, que, uma vez notando a necessidade de um agir coletivo e responsável, com participação ativa, para o bem estar político-sócio-econômico do Estado, nos seus elementos fundamentais (povo, território e soberania),  venho provocar, levando à reflexão, conforme fundamentos da jurisprudência e doutrina, quanto a questões relativas ao sistema representativo brasileiro, com ênfase no sufrágio/voto, sem que para tanto viéssemos a estabelecer/produzir conceitos ou críticas a quaisquer dos documentos tomados como referência, pretendendo-se tão somente interpretá-los à luz da vivência e ciências da economia, do direito, da política, da história e da sociologia, para conclamá-los a tomar parte e assumir  o papel fundamental de votar com a razão, conscientemente.

 40 CONSELHOS PARA VIVER MELHOR:

 

Nos últimos anos temos visto, nas diversas redes sociais, uma relação de conselhos para uma vida melhor. Nossa redação escolheu uma destas listas e a trazemos, nesta edição, para você, caro leitor, que é o motivo da nossa Revista existir. Sigamos INTEGRANDO, EM AÇÃO.

 


1. Evite fazer observações sarcásticas.

2. Se entrar em uma briga, bata primeiro e bata com força.

3. Nunca ignore uma mão estendida.

4. Tenha um aperto de mão firme.

5. Escute o que as pessoas têm a dizer. Não interrompa, deixe-as falar.

6. Guarde segredos.

7. Empreste apenas os livros que você espera não ver novamente.

8. Seja corajoso. Mesmo se não for, ao menos finja ser. Ninguém consegue perceber a diferença.

9. Olhe nos olhos das pessoas.

10. Escolha o companheiro da sua vida com cuidado. A partir dessa decisão, virão 80% de toda a sua felicidade ou miséria.

11. Se a casa do seu vizinho está em chamas, a sua também está em perigo.

12. Nunca elogie a si mesmo, se houver elogios, que venham dos outros.

13. Seja um bom vencedor.

14. Solte-se. Relaxe. Exceto por raros assuntos de vida ou morte, nada é tão grave como parece à primeira vista.

15. Quando aflito: respire fundo, assovie ou cantarole.

16. Dê às pessoas uma segunda chance, mas nunca uma terceira.

17. Cuidado ao queimar pontes. Você ficará surpreso quantas vezes precisará atravessar o mesmo rio.

18. Seja rápido em reconhecer aqueles que o ajudaram.

19. Guarde bem o nome das pessoas.

20. Assuma o controle da sua atitude. Não deixe que outra pessoa fale ou faça escolhas por você.

21. Visite amigos e parentes quando estiverem no hospital, você só precisa ficar alguns minutos.

22. A maior riqueza é a saúde.

23. Atenda o telefone com energia

em sua voz.

24. Mantenha um bloco de anotações e um lápis em sua mesa de cabeceira. Ideias que valem milhões de reais normalmente surgem às 3 da manhã.

25. Mostre respeito por todos que trabalham para viver. Não importa o quão simples seja a profissão.

26. Vista-se adequadamente.

27. Elogie a refeição quando for hóspede na casa de alguém.

28. Não permita que o telefone interrompa momentos importantes. Ele está lá para sua conveniência, não para a de quem liga.

29. A menos que ela seja da sua família, sempre cumprimente uma mulher comprometida com um leve aperto de mão.

30. Não se demore onde você não é bem recebido.

31. Todo mundo “gosta” de ver você crescer, isso, até você começar a superá-los.

32. A inveja de um amigo é pior que o ódio de um inimigo.

33. Cuidado com as pessoas que não têm nada a perder. ⠀

34. Nunca pegue o que não é seu. Conquiste. ⠀

35. Se a bagunça é sua, limpe você mesmo. Termine o que começou.

36. Lembre-se de que 70% do sucesso em qualquer área se baseia na capacidade de lidar com pessoas.

37. Defenda os menores. Proteja os indefesos. ⠀

38. Não espere que a vida seja justa com você.

39. Ouça os mais velhos.

40. Jamais se esqueça de onde veio e lembre-se diariamente onde quer chegar

 ATITUDE SERENA E CONFIANTE

Compilado por:

Idenilton Santos




SORRIA... DOMINE-SE!...

Minha vida é fonte de atitude serena e confiante

SORRIA... DOMI-SE!...[1]
EU SOU a presença de Deus em ação neste corpo.[2]

Se podes crer, tudo é possível ao que crê.[3]

Deus É a fonte instantânea e imediata dos meus recursos, propiciando-me todas as ideias necessárias em todos os momentos e oportunidades.[4]

Deus É a fonte permanente do meu provimento e atende instantaneamente a todas as minhas necessidades.[5]
Prefiro uma atmosfera amorosa a qualquer outra expressão de sentimentos.[6]

EU SOU PAZ E EQUILÍBRIO.
Minha mente é silêncio e quietude.
Minha mente compreende o todo de qualquer situação.
Não busco soluções pois Minha mente compreende o todo,
e cada aspecto dos atos/fatos.

Eu estou prosperando dia a dia.
Eu estou melhorando dia a dia em saber, saúde e riqueza.
Cada dia minha vida é mais próspera.

Aprendo sempre mais.

A cada dia sinto que todos os meus órgãos funcionam perfeitamente, em divina ordem.
Eu Sou Deus em ação neste corpo e em todo ser[7]
Eu Sou Filho de Deus,
Eu Sou Perfeito em saber, saúde e riqueza.
O RIO DA PAZ E DO AMOR DE DEUS
INUNDA O MEU SER
.



[1] BASE: GABRIEL, H W; W W ATKINSON; DALE CARNEGIE

[2] Jorge Adoum

[3] JC

[4] BASE: JOSEPH MURPHY

[5] BASE: JOSEPH MURPHY

[6] Xenon

[7] BASE: JOSEPH MURPHY

 GRANDE ACERVO DIGITAL, DE QUALIDADE, REGISTRA BAIXO NÚMERO DE ACESSOS

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode ter acesso, gratuitamente, às obras de grandes nomes da arte mundial. Isso existe, e lá você pode:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;

· Escutar músicas em MP3 de alta qualidade; 

· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia; 

· Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA;

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, e muito mais, basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br.


Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Corremos o risco de perder tudo isso, pois o projeto poder vir a ser desativado. Isso mesmo. E, pasmem. Isso poderá acontecer porque, supostamente, o número de acesso seria baixo. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e fomentadora do gosto pela leitura.

Postagem em destaque

AMOR DE PERDIÇÃO: O Pacto de Sangue.

Apresentamos Idenilton Santos , um talentoso escritor que traz uma abordagem inovadora ao gênero dos romances sensuais. Em sua obra, ele des...