Prof. Bruno Sepúlveda
Palestra no VII Seminário
Perspectivas da Educação
O 3º Milênio
Educação é o conjunto de valores morais e aptidões intelectuais e
emocionais! Tem muitos pais e responsáveis – por conveniência ou incapacidade –
tentando terceirizar suas funções para a escola.
Em minha opinião, há diferença entre educação e instrução! Instrução consiste na transmissão de um conjunto de conhecimentos científicos e acadêmicos ensinados na(s) escola(s) ao longo de anos, numa grade de assuntos, para formação de uma cultura nacional e capacitação pessoal para cidadania e escolha de uma profissão. Educação consiste no desenvolvimento de características morais, intelectuais e físicas, dentro de regras de conduta e costumes sociais, que incluem a inteligência emocional para lidar com a vivência individual e coletiva.
Educação, portanto, é um conjunto de habilidades maior do que a
instrução! A instrução é uma das partes da educação, sendo "esta" um patrimônio
pessoal que define a pessoa na individualidade e coletividade.
A escola é uma ponte entre a família e
a sociedade, consolidando estereótipos e laços sociais! Nem todos vão à(s)
escola(s), e cabe então à família ensinar os modelos seguidos pelo grupo onde
está inserida e desenvolver a individualidade da pessoa numa comunidade.
A educação começa obrigatoriamente em casa com a família e, passando
pela escola, prepara o indivíduo para a sociedade, tornando-o um cidadão. Quem
não tem noção de suas obrigações e direitos dentro de uma coletividade não é
cidadão, é apenas um indivíduo.
O prejudicial equívoco educacional que vivemos no Brasil nas últimas
décadas levou a uma deturpação do fundamental papel da família e suas
responsabilidades para a formação da cidadania. Omissão – por receio ou
preguiça – por parte dos pais e responsáveis (padrastos, madrastas, etc.) criou
uma geração de pessoas sem vínculo com a coletividade, preocupando-se apenas
com os "direitos" que julgam ter e a satisfação de suas vontades e
necessidades.
Como se lê no Dicionário da Língua
Pedagógica, de Paul Foulquiè, o conceito de instrução significa "atividade
que tem em vista a aquisição das qualidades morais e das virtudes
sociais". No mesmo dicionário, a palavra "educar" vem do latim
"ducere" que significa "conduzir para fora de", sendo, portanto a lógica educativa orientada para o pleno desenvolvimento da
pessoa, alargando as perspectivas de crianças, jovens e adultos por toda a
vida.
Para que haja instrução, bastam existir meio de ensino e finalidade de
aprendizado (por mais simples ou deficientes que sejam)! Para que haja
educação, é necessário um plano de vida onde usá-la e atenção constante para
cultivá-la e mantê-la! A valorização da instrução é aprendida na educação que
se recebe na família! A deficiência na educação familiar causa a baixa na
educação social!
O mundo mudou e vai continuar mudando! O desafio está em acompanharmos a “velocidade” na qual as mudanças ocorrem.
Novas profissões, plataformas, redes sociais, aplicativos que mudam o comportamento do consumidor, e as relações de consumo, por consequência àquele que for bem instruído saberá lidar melhor com essa nova realidade social, enquanto aquele que não possui apoio familiar dificilmente conseguirá lidar bem com suas competências socioemocionais.
A educação está ligada diretamente à sensibilidade como processo cognitivo, ao processo de aprimoramento e humanização, sendo considerada fundamental à formação do ser humano. Dessa forma, entende-se educação como qualquer processo de aperfeiçoamento do sujeito.
Educação + Instrução = meio de evolução de uma nação.
E para
complementar, basta dizer que existem pessoas humildes com pouca instrução, mas
altamente educadas, enquanto outras com grande instrução são portadoras de
pouca educação.
A confusão começa no fato de que, enquanto a educação está ligada à sensibilidade, a instrução está ligada à razão. A instrução é resultado da construção do conhecimento dos vários saberes e tem como objetivo o conhecimento da verdade em todas as suas manifestações, mas carece do aprofundamento nos valores.
“Ratificando a minha tese cito o ditado popular existente desde o Brasil Colônia: instrução se aprende na escola e educação vem de berço.”
Por isso acredito que “Educação começa no berço e é para a vida toda”! Prof. Bruno Sepúlveda.
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