quarta-feira, 16 de abril de 2008

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA!...

O meu povo é de luta...

Ao longo de sua história, o Brasil tem se mostrado um país singular. Não apenas por falar português em um continente onde predomina o castelhano mas também porque seu povo, muito criativo que é, dedicou-se à originalidade, proporcionando assim o surgimento de uma sociedade solidária e espiritualista, embora vez ou outra se renda a uma individualidade um tanto nostálgica, egoisticamente.

A soma destes fatores a tantos outros, positivos ou negativos, que são facilmente percebíveis para quem os queira notar, resulta na insuperável, e inabalável, capacidade de sobreviver deste povo, que surpreende e contagia o mundo. Surgem então os questionamentos: Por que somos assim? Como podemos ser assim? Conhecemos de verdade as nossas origens? Como conseguimos por em lugar comum — unificar — três povos: português, africano e índio? O que é o Brasil de fato? Muitos tentarão, porém, poucos conseguirão responder com precisão, talvez até nem respondam a estas perguntas e tantas outras que pairam no ar. Algumas jamais respondidas em cinco séculos de história — um tanto contraditória, vale lembrar —. Talvez, a exemplo dos aventureiros seiscentistas que, em frágeis caravelas, superavam os mares procelosos, o Brasil saia vitorioso nesta navegação de riscos e calmarias de temas como: globalização, clonagem, terrorismo, capitalismo, neo-liberalismo, tecnologia, educação, etc. — A era da ciência conflitando-se com a consciência teológica —.

O Brasil, em seus cinco séculos, herdeiro de tantos povos, tantas culturas, Filho da navegação, com seu povo capaz de assimilar e sintetizar, ao seu modo, as comunidades mais fechadas, apresenta-se no início deste milênio como um dos modelos de civilização em busca do concerto das nações, embora politicamente ainda não tenha alcançado o estágio ideal. Positivamente o Brasil é um país cujo povo é capaz de dar saltos qualitativos e superar crises, como poucos, e, em sua formação, as contradições são necessárias para forjar a liderança cultural deste milênio, ou, talvez lhe venha o fracasso irremediável de uma fórmula de componentes inconciliáveis.

São muitas as possibilidades. Há muito a ser feito em se tratando de Brasil, diante da atual conjuntura social, política e econômica. Devemos arregaçar as mangas e partir para a batalha — uma luta ao rogo da ocasião.

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA! O MEU POVO É DE LUTA...

IDENILTON SANTOS
Filho da P
átria, filho do povo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

AMOR DE PERDIÇÃO: O Pacto de Sangue.

Apresentamos Idenilton Santos , um talentoso escritor que traz uma abordagem inovadora ao gênero dos romances sensuais. Em sua obra, ele des...